O Mundo do Mar

"Mundo do Mar", sim, e não "Mar do Mundo", porque não é de água que se fala aqui. Em cada pessoa há um mundo. E aqui está uma pequena parte do meu.

domingo, agosto 06, 2006

Pergunta da minha infância

Neste 'post' venho chamar a atenção para o facto de uma das perguntas mais comuns na nossa infância continuar sem resposta.
E não falo das estúpidas perguntas que nos faziam, do tipo "Gostas mais do teu pai ou da tua mae?" ou "És do Benfica ou do Sporting".
Falo, isso sim, da pergunta "Sabes contar até quanto?".

É que recentemente dei por mim a pensar que depois de tantos anos na escola, continuo a nao saber responder a isto!

Vejamos:

Até 999 999 999 (leia-se "novecentos e noventa e nove milhões, novecentos e noventa e nove mil, novencentos e noventa e nove") não há dúvidas, mas qual o número que vem a seguir?

Em Portugal e na maioria dos países da Europa, o número seguinte é o "mil milhões", mas nos EUA (e para boa parte dos jornalistas portugueses), o número seguinte é "um bilião".
Para nós, "um bilião" é "um milhão de milhões" e não "mil milhões".
Mas, pronto, adiante...

Também não sei o que é um "trilião". Será "um milhão de biliões?", "um bilião de biliões" ou simplemente "mil biliões"?
E quais as palavras que viriam a seguir na sequência "mil - milhão - bilião - trilião -..."?

Muitas dúvidas, a mesma pergunta de sempre: "Sabes contar até quanto?"

A minha grande preocupação é não conseguir contar o dinheiro que tenho.
Vi ontem que a fortuna do Belmiro de Azevedo está avaliada em 1779 milhões de euros e gostava de saber se tenho mais ou menos dinheiro que ele.

7 Comments:

  • At agosto 07, 2006 8:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    quatrilião = 1 milhão de triliões
    quintilião = 1 milhão de quatriliões
    sextilião = 1 milhão de quintiliões
    septilião = 1 milhão de sextiliões
    octilião = 1 milhão de septiliões
    nonilião = 1 milhão de octiliões

    and so on... and so on...

    Mas, como bom engenheiro, tens de contabilizar a tua fortuna usando notação científica :). Aqui fica a minha: 9.4x10^0 €.

     
  • At agosto 08, 2006 12:07 da manhã, Blogger Pedro do Mar said…

    Grande Samuel!!

    Obrgd pelo comment. :-)

    Estive a fazer contas e apercebi-me de que tenho mais dinheiro que tu.. (nao é para fazer inveja)

    Se te serve de consolo, deixa que te diga outra coisa: mesmo que multiplicasse a minha fortuna por 2, nao chegaria aos 1779 milhoes de euros do Belmiro de Azevedo...

    Sou pobre, mas feliz!!

     
  • At agosto 17, 2006 2:14 da tarde, Blogger Andreia said…

    Eu sei contar até três mil e cinquenta e quatro milhões e setecentos e cento e quarenta e novecentos!!

    Hã?? Sou mesmo boa em matemática!! (mas ainda bem que vou para prof de Biologia e Geologia.. é mais seguro!)

    :p

     
  • At agosto 17, 2006 2:20 da tarde, Blogger Andreia said…

    Ia-me esquecendo que há tempos aprendi a contar até ziliões!

    Eram:
    Ziliões de pófs,
    ziliões de mécks e
    ziliões de beijinhos!

    :p

    Já agora, ziliões de beijinhos pa ti!

    (parvoíce de comments... cada vez tou pior...) :p

     
  • At agosto 17, 2006 9:06 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    LLLLLLLLOOOOOOOOLLLLLLLL

    ou melhor, ziliões de LOLs!!!

    Beijinhos

     
  • At agosto 20, 2006 3:58 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Desculpem lá a minha ignorância. Mas se é só para contar o dinheiro para que raio esta matéria interessa??

     
  • At agosto 20, 2006 7:01 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Oh João, não te esqueças que eu sou a única pessoa no mundo a quem o 1º premio do euromilhões saiu 3 vezes.

    Isto para nao falar no facto de ter 29,3% das acções da GALP.

    Abraço

     

Enviar um comentário

<< Home