O Mundo do Mar

"Mundo do Mar", sim, e não "Mar do Mundo", porque não é de água que se fala aqui. Em cada pessoa há um mundo. E aqui está uma pequena parte do meu.

sábado, outubro 01, 2005

Que orgulho...

Há alturas em que sentimos um tremendo orgulho em ser portugueses.

Recentemente, abriu um novo hipermercado na cidade onde vivo, a Marinha Grande.
Até aqui nada de extraordinário.
O que me indignou foi o facto de muita gente passar a ir lá em romaria!

Segundo o que me disseram algumas pessoas (mais velhas que eu), isto já aconteceu quando abriram os outros supermercados e acontece sempre que abre uma superfície comercial de média ou grande dimensão.

Isto é algo que, no mínimo, me faz confusão!
Ainda não consigo perceber o que é que um sítio que tem apenas coisas para nos vender tem de tão atractivo.

E, depois disto, ver um cartaz desse hipermercado com a frase "A nossa terra está cada vez melhor.", também não me fez sentir menos mal perante a nossa mentalidade.

Para os marinhenses, uma ida até S.Pedro de Moel ao domingo à tarde recebe o nome de "voltinha dos tristes".
Assim sendo, está então aberto o concurso para o nome a dar a estes novos passeios.
O vencedor recebe completamente grátis uma tatuagem do logotipo do hipermercado!

2 Comments:

  • At janeiro 21, 2006 11:04 da tarde, Blogger CookieMonster said…

    Não percebo as tuas dúvidas... Senão vejamos...
    Um supermercado novo é novo, e uma coisa nova é sempre boa!
    Depois temos os carrinhos. Podemos brincar aos carrinhos de choque sem pagar, e podemos brincar às corridas de carrinhos, sem multas nem acidentes.
    Também podemos ver prateleiras e prateleiras cheias de cor, luzes e mais luzes, e já se sabe que a luz e as cores vivas fazem o nosso cérebro feliz.
    Depois há sempre aqueles aquelas formas que os supermercados nos proporcionam de poupar dinheiro, tipo... comprar coisas que não precisamos, só porque é feita na china e de 1 material tão fraquinho, que chega a custar menos 10% que o normal...oba, oba!
    Finalmente, e porventura mais significativamente, há a solidão. Não há nada melhor para combater a solidão do que um sítio de romarias. Há filas de transito, o que é bom para nos queixarmos (aliviando algum stress). Há grandes aglomerados de pessoas, o que dá sempre para tentar encontrar os defeitos das outras pessoas esquecendo os nossos. E é um sítio muito público, que dificulta conversas importantes, com significado, o que é um grande alívio para todos...
    O que não há pra gostar num super/hiper/shopping novo??
    Pró concurso, proponho "Voltinha dos corredores", mas preferia uma tatuagem doutra coisa, talvez 1 carrinho de supermercado... Pode ser?

     
  • At janeiro 23, 2006 6:32 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Sim senhor!!! Ja fiquei a ver isto duma outra maneira, ou seja, de uma maneira "nova", logo de uma maneira "boa"!

    Mas essa dos carrinhos... No supermercado em causa não deixam brincar a isso. :-s Expulsaram-me logo...

    Felizmente que consegui poupar, como tu dizias, cerca de 10 euros em produtos que tinham "33% grátis". Mas não deu para saciar a minha sede consumista, a mesma sede que sabemos ser necessária ao prosperar da economia.

    Finalmente, quero apenas dizer que agradeço mas recuso a tua sugestão para prémio, já que a tatuagem dum carrinho não causa o mesmo impacto que o logotipo, por mais apelativo que seja o carrinho.

    PS: "sítio muito público, que dificulta conversas importantes, com significado, o que é um grande alívio para todos" - GOSTEI MESMO DESTA, como desse parágrafo sério todo... bem dito! ;-)

     

Enviar um comentário

<< Home