O Mundo do Mar

"Mundo do Mar", sim, e não "Mar do Mundo", porque não é de água que se fala aqui. Em cada pessoa há um mundo. E aqui está uma pequena parte do meu.

sábado, outubro 01, 2005

Velhice

Podia não ter nascido, mas nasci!! E estou a adorar!!

Apesar de não me sentir ‘cota’, até porque durante a maior parte do tempo nem sequer me sinto adulto, há já coisas que não faço por já ser demasiado velho para isso.

Obviamente que com 24 anos continuo a achar que viverei muitos mais e que tenho uma vida pela frente, mas tal como a maioria das pessoas, por vezes gostava de retardar a passagem do tempo para aproveitar mais e melhor cada idade.

Nos últimos tempos, ao olhar para alguns velhos, ocorria-me um assustador pensamento:
“Quando tiver a idade daquele homem, sentirei que seria capaz de tudo para voltar a ter 24 anos e nada poderei fazer.”

Pensar nisto fez-me sentir ainda mais prazer em estar vivo, em ter esta idade e esta vida e ao fim de um tempo, este pensamento passou a não ter nada de assustador.

Se acordar um dia com 70 anos a pensar em tudo aquilo que devia e podia ter feito, lembrar-me-ei que se não o fiz, foi porque na idade em que o podia fazer, essa não foi a minha vontade e fazê-lo seria ir contra mim próprio.

E se daqui a muitos anos me sentir angustiado por nunca mais voltar a ser jovem,
restar-me-á o consolo de ter feito em cada momento aquilo que me apeteceu fazer.
É assim que tento conduzir a minha vida.

3 Comments:

  • At outubro 18, 2005 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Uma coisa quando tiveres 70 anos ja não vais pensar: "Quando era mais novo podia ter criado um blog"

     
  • At outubro 26, 2005 12:05 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Quem é que não gostaria de poder parar o relógio de forma a retardar a passagem do tempo?? Acho que todos nós já o desejamos!Nem que tenha sido apenas por uns dias, umas horas ou simplesmente por uns breves minutos..
    No entanto,eu preferia ter o
    "super-poder" de, em vez de parar o relógio, poder voltá-lo atrás!Não é que queira mudar muita coisa que fiz (não me arrependo assim tanto do que faço!) mas certas coisas mudaria de certeza!Por exemplo, pequenas decisões que
    tomei quando "invadida" pela teimosia..
    Como isto não é possível:( fico feliz por saber que não sou a única a tomar decisões
    erradas quando a teimosia "fala mais alto". E além disso, há sempre a hipótese de se tentar voltar atrás com a decisão anteriormente tomada... às vezes dá certo!

     
  • At outubro 27, 2005 3:57 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    O super-poder de poder voltar com o tempo para trás, dar-te-ia uma responsabilidade tremenda!!

    Pensa que a tua vida (ou deverei dizer "vidas"?) seria um desassossego: estarias sempre a voltar o tempo atras de cada vez que havia, por exemplo, um acidente de viaçao evitável (como o sao quase todos).

    Bem sei que não era disto que falavas, mas quis aproveitar para partilhar a frase "Quanto maior o poder, maior a responsabilidade."
    É uma das frases de que mais gosto. ;-)

    Voltando ao teu "comment", acho apenas que se tivesses essa capacidade verias que se nao tivesses cometido certos "erros", a tua vida seria seguramente diferente... e nao sabes se seria melhor! ;-)

    E além disso, é com as decisões erradas que se aprende... (outra frase feita, derivada de "só se aprende errando" ou algo desse tipo, mas desta já não gosto tanto)

    ;-)

     

Enviar um comentário

<< Home