O Mundo do Mar

"Mundo do Mar", sim, e não "Mar do Mundo", porque não é de água que se fala aqui. Em cada pessoa há um mundo. E aqui está uma pequena parte do meu.

quarta-feira, agosto 16, 2006

Deus existe?! - a (minha) resposta

(desde Maio que andava para colocar aqui a minha resposta a esta pergunta, por isso, baseado num 'comment' que fiz no blog da Liliana, aqui fica):

Não.

Obviamente não consigo provar isto. Mas também não consigo provar que o Pai Natal não existe. Nem eu nem ninguém!
Da mesma maneira que alguém inventou o Pai Natal, também houve alguém (mesmo que tenham sido várias pessoas e dum modo inconsciente) que inventou essa ideia: a existência de Deus e o próprio conceito.

Reconheço que a atitude mais coerente seria dizer "não sei", mas da mesma forma que os crentes mais inteligentes dizem apenas que acreditam e sentem isso, eu próprio, na minha estupidez, digo que sinto que não existe.
É só disso que se trata: dum palpite!!
Não há argumentos para justificar a existência ou inexistência de algo cuja presença nunca se manifesta.

Na eventualidade de Deus existir, seria por mera coincidência que os homens "saberiam" dessa existência, uma vez que nada de concreto os fez supor isso.
Para mim, Deus existe tanto como, por exemplo, homens verdes de 3 mm de altura, capazes de atravessar paredes de betão armado. Ou seja, ninguém pode provar que eles não existem, mas se existirem mesmo (o que é muito improvável), eu apenas atirei este palpite ao ar e acertei na verdade - não que o tenha dito por saber disso.

If you are from EUA and you are trying to read this, let me tell you:
“God bless you. God bless America. I’m crazy and once again you are right.”

8 Comments:

  • At agosto 17, 2006 8:48 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá Pedro! :)

    Gostava de perguntar-te qual é a tua noção de Deus? Se achas que não existe, é porque deves ter alguma ideia do que é, para dizeres que achas que não existe :P vou tentar explicar-me :) eu sou católica e acredito em Deus, mas acho que a Igreja tem várias "leis", "regras" e imposições que nada têm a ver com a fé em que Deus existe. Para mim, Deus é a natureza e todos os sentimentos bons que existem. Eu acredito que existe uma força positiva que se traduz nos sentimentos bons e natureza, que para mim são Deus. Não posso então dizer que Deus não existe porque vejo as flores, vejo as árvores, sinto o amor e o carinho. Esta é a minha noção. Mas por exemplo, para a minha avó, a noção é diferente. Eu gosto muito da minha avó e não estou de qualquer modo a criticá-la pois sei que foi criada assim e não é depois de 86 anos de vida que vai pensar de forma diferente. ;) Para a minha avó, Deus é "alguém" que não vemos, mas que vê toda a gente, que castiga. Para ela é importante rezar todos os terços, ir a todas as missas etc etc etc. Mesmo que qd saia de lá, tenha uma série de preconceitos que quanto a mim nada têm a ver com aquilo que Deus gostaria que ela fizesse. Não percebo o que é que as pessoas, segundo a igreja, terem que casar virgens tem a ver com Deus. Não percebo o que é que usar contraceptivos tem a ver com pecado (muito pelo contrário, ainda por cima com todas as doenças que há hoje em dia), não percebo o que é que essas regras todas têm a ver com Deus, porque para mim Deus traduz-se em bons sentimentos, na felicidade das pessoas. Se as pessoas são felizes, se fazem bem aos outros, porque é que não vão obter o céu? Já agora dou tb a minha noção de céu :) para mim céu é a consciência tranquila. Para mim não é importante ir confessar os meus pecados a alguém que não conheço. Prefiro ir pedir directamente desculpa a alguém para com quem tenha sido injusta. Uma pessoa que viva sem preconceitos, que ajude os outros, que se arrependa do mal que faz (pq ninguem é perfeito), que seja capaz de pedir desculpa, que tenha a consciência tranquila, pode viver literalmente no céu mesmo antes de morrer, pq vai deitar-se sem culpas e pode dormir descansada. Essa pessoa vive Deus na plenitude. Por isso tudo, para mim Deus existe. Tudo depende do que cada um acha que Deus é. Podes dizer que não acreditas em Deus, mas se acreditas que as pessoas devem der boas umas para as outras, se acreditas que é bom sentir um abraço, ou ver um sorriso, para mim acreditas em Deus, mas n lhe chamas Deus :P Mas isso tb n interessa, cada um acredita no q quer ou vive Deus de fprma diferente, é por isso que existem tantas religiões. O importante mesmo é sermos felizes e ajudarmos os outros. Enfim, é esta a minha opinião (a minha avó que não me oiça lololol) :D

    Beijinhos
    Inês

     
  • At agosto 18, 2006 8:58 da tarde, Blogger Andreia said…

    Olha, os homenzinhos verdes de 3mm de altura, capazes de atravessar paredes de betão armado, que falas no teu post não são fruto da tua imaginação. Eles existem mesmo!! São aqueles homenzinhos que trabalham no subsolo dos "Marretas"!! Lembras-te?? :p

    Beijinhos*

     
  • At agosto 20, 2006 3:55 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Eu gostava que Deus fosse uma mulher... não me tou a ver no meu derradeiro momento a correr para os braços de um homem velho e de barbas. Se existir ao menos que seja uma gaja caraças... mas continuo a gostar mais de cerveja! Não é preconceito mas a cerveja absolve-me mais do que rezar o terço.

     
  • At agosto 20, 2006 7:11 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    "Ganda" bêbedo!!!

    Isso é porque de cada vez que pecas, bebes... e de cada vez que bebes, pecas mais ainda...

    Herege!

    Anti-cristo!!!

     
  • At agosto 20, 2006 7:14 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Txina Andreia, não me lembro desses marretas. So me lembro do sapo e da miss Piggy... :-s

    A verdade é que tambem nunca gostei muito dos marretas.

    Mas pronto, se esses homenzinhos verdes existiam, entao acho que vou repensar a minha opinião quanto à existência de Deus.
    ;-)

    Beijinhos

     
  • At agosto 20, 2006 7:44 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Olá Inês! Obrigado pelo elaborado 'comment'! ;-)

    Pois bem, as regras da Igreja e da maior parte das religiões não são mais do que tentativas de controlar e condicionar os comportamentos dos crentes. Isso é por demais evidente, não?
    A questão da existência ou não de Deus é superior a isso.

    Gostei da tua noção de Deus. Aliás, a 'blogger' de que falei no 'post' tem uma opinião que vai de encontro à tua e exprimiu-a no 'blog' dela. :-)

    Eu gosto mesmo da visão que vocês têm! A sério que gosto!
    A diferença é que eu não acho que haja uma entidade responsável por isso..
    Aliás, a julgar por aquilo que cada uma de vocês escreveu, talvez mesmo vocês não defendam isso. Talvez as nossas opiniões sejam, no fundo, muito semelhantes.

    E quando falas na tua visão do "céu", eu revejo-me em praticamente tudo o que dizes. Mas claro que não acredito na vida eterna, nem na existência real desse local. É apenas um símbolo, certo? Uma "ideia", se lhe quisermos chamar assim?

    Se queres que esclareça a minha opinião acerca da existência de Deus, acrescento o seguinte ao que já escrevi no 'post':
    "
    Se uma coisa só existe na cabeça, atitudes, imaginação, fé, etc, das pessoas então a sua existência não é real.
    No dia em que morrer a última pessoa, morre também Deus.
    Continuarão a existir, provavelmente, plantas, insectos, animais, mares, pedras, estrelas, luz, até o vazio!, mas os sentimentos humanos, os frutos da nossa imaginação, aquilo que essa pessoa tinha na memória desaparecerá com ela.
    Tal como o Pai Natal.
    "

    Depois disto, há que refazer a pergunta. O próximo 'post' já terá uma pergunta diferente. ;-)

    Beijinhos

     
  • At agosto 21, 2006 3:54 da tarde, Blogger Unknown said…

    Meu caro Pedro, não sei se já tive oportunidade de to dizer, mas foste o primeiro ateu que tive o privilégio de conhecer pessoalmente, e um dos dois que conheci até hoje. Duas pessoas por quem tenho, até, enorme estima. De maneira nenhuma considero inferiores aqueles que crêem em deuses (mal de mim), mas tenho que admitir que o facto de o não seres é para mim um motivo de enorme regozijo. Acho que quase ninguém se pode sentir muito feliz por ser @ únic@ a pensar de determinada maneira, e eu não sou excepção.

    Sem mais, não me vou sem te saudar. E ergo a minha taça saudando, por intermédio de ti, todos os homens e mulheres que, mesmo arriscando serem incompreendidos, ousaram ser livres.

    Um abraço.

     
  • At agosto 22, 2006 4:08 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Eh Gato!

    Felizmente vivemos num país onde cada um pode ser livre, desde que queira. ;-)

    E nem é grande ousadia. Ou pelo menos, não custa tanto como mentirmos a nós próprios.
    Quando tudo o que vemos nos faz crer que deus não existe, vamos esforçar-nos para acreditar na mesma mentira que o resto das pessoas?

    Mas somos muitos, acredita, só que talvez a maior parte não fale disso.. E seremos cada vez mais, à medida que a ciência for avançando e chegar a mais pessoas.

    Grande Abraço

     

Enviar um comentário

<< Home