O Mundo do Mar

"Mundo do Mar", sim, e não "Mar do Mundo", porque não é de água que se fala aqui. Em cada pessoa há um mundo. E aqui está uma pequena parte do meu.

domingo, agosto 20, 2006

"Deus existe?" - reformulada

No seguimento do 'post' anterior, há que reformular a pergunta.
Em vez de "Deus existe?", a nova pergunta passa a ser:

"No dia em que morrer a última pessoa, Deus continuará a existir?"

Isto porque se assumirmos, por exemplo, que a amizade existe, então também Deus e o Pai Natal existem.
Mas as coisas cuja existência se limita às nossas mentes, têm uma existência "diferente" (se é que posso usar esta palavra) da existência das coisas concretas, físicas, não?!

6 Comments:

  • At agosto 20, 2006 9:46 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá outra vez, Pedro :)

    Eu acho q n estás certo qd dizes q Deus é algo q só existe nas nossas mentes, pq eu acredito q Deus está presente em tudo, na natureza e nos sentimentos. Os animais também sentem (e eu digo isto porque conheço bem os meus cães), tudo na natureza está feito de forma a estar em harmonia (olha a cadeia alimentar, por exemplo).Ora bem, a tua pergunta acerca de Deus existir mesmo q o ultimo homem já n existisse n faz sentido, nesta ordem de ideias. Pensa cmg numa coisa: durante séculos ninguém sabia q a terra girava à volta do sol. Não era pelo facto de ninguem saber, q isso n acontecia ;) O facto das coisas não estarem nas nossas mentes, não significa que não existam.
    Enfim, é tudo uma questão de fé :) o mais importante é q toda a gente tenha alguma coisa em q realmente acredita, mesmo q n seja Deus, ou o diabo, ou o céu ou o inferno. O q importa é q cada um viva feliz à sua maneira :)
    Beijinhos,
    Inês

     
  • At agosto 20, 2006 11:50 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Tens razao Inês, "O facto das coisas não estarem nas nossas mentes, não significa que não existam". Mas também não significa que existam. Eu apenas disse qual é a minha opinião.

    Mas acabaste por nao responder à pergunta, certo?

    Imagina que num momento todas as pessoas do mundo morriam.
    Os animais, os rios, os vales, continuavam a existir, mas certamente que, por exemplo, a futilidade e a inveja nao!

    E Deus??

    Eu apenas tentava esclarecer uma coisa: ate que ponto, na vossa opinião, essa entidade existe mesmo no mundo ou é apenas algo que só existe nas nossas mentes.

    Beijokas

     
  • At agosto 20, 2006 11:56 da tarde, Blogger Andreia said…

    Mas como é que alguém que não acredita na verdadeira existência de um Deus (pelo menos não como a maioria das pessoas O vê) pode responder à pergunta "No dia em que morrer a última pessoa, Deus continuará a existir?" ????

     
  • At agosto 21, 2006 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    :)

    Pedro, mesmo que já não existam homens, se existem animais, rios e vales,para mim é obvio que Deus existe. Porque na minha opinião Deus não é uma ideia, Deus existe e está em coisas concretas está na natureza. A natureza e tudo o que está em harmonia é Deus.
    Se já não existissem homens, Deus existia na mesma.

    Enfim, são opiniões :P

    Beijinhos
    Inês

     
  • At agosto 22, 2006 4:17 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    :-)

    OK, Inês, compreendi-te!

    Pergunto-me se essa visão de Deus se encaixaria em alguma religião...
    Mas acho que não.
    E tenho um enorme respeito por esa ideia. A crença genuína num deus, sem que isso resulte dum assimilar do que alguém inventou para nós.
    :-)

    Beijokas

     
  • At agosto 29, 2006 9:49 da tarde, Blogger Unknown said…

    Boas noites. Notícia de última hora! Achei a resposta, aqui:

    http://www.400monkeys.com/God/

    É a FAQ (Frequently Asked Questions) de Deus. Está lá tudo!

    ;)

    :P

    Beijinhos e abraços!

     

Enviar um comentário

<< Home