O Mundo do Mar

"Mundo do Mar", sim, e não "Mar do Mundo", porque não é de água que se fala aqui. Em cada pessoa há um mundo. E aqui está uma pequena parte do meu.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Imigração ilegal

Hoje, no noticiário da noite, na RTP2, voltaram a falar no drama que é a imigração ilegal de pessoas provenientes de países da África sub-sariana e que tentam arranjar trabalho em Espanha (e noutros países da Europa).

Já vários milhares de pessoas tentaram assim conseguir uma vida menos má.
O final mais comum é serem apanhados pela guarda costeira espanhola e, depois de assistidos em Espanha, serem repatriados.
Não raras vezes, pessoas morrem à fome ou à sede durante a viagem, sobretudo crianças.

Se calhar vale a pena perder uns minutos a pensar nisto.
Até onde vai o desespero duma pessoa para se arriscar assim, a ela própria e à sua família.

A jornalista terminou a peça dizendo, tanto quanto consigo recordar, o seguinte:

"
Pensar no que estas pessoas passam para vir trabalhar para a Europa e que nos é relatado quer pelas notícias que nos chegam quer pela literatura, põe a nu uma ideia:
- Nunca devemos ignorar a sorte de aqui termos nascido.
"

3 Comments:

  • At agosto 24, 2006 9:31 da tarde, Blogger Daniela said…

    Acredita que passo a vida a dizer isso. Quando penso naquilo que se passa na maior parte dos paises africanos, no médio oriente, mesmo na américa do sul...Um pouco por todo o lado a vida é uma miséria, nem sei como essas pessoas se vão aguentando... a imigracao (este teclado é estrangeiro, por isso alguns erros)clandestina é apenas mais um dos flagelos sociais que vemos acontecer debaixo das barrigas ricas e fartas de alguns paises e pessoas que, se quisessem, poderiam realmente mudar este tipo de situacões. Quanto a nos, mesmo quando axamos que este pais é uma porcaria nao estamos mais do que a maldizer um pais onde podemos dizer e fazer o que nos da na real gana. A gana da liberdade. E que gana!

     
  • At agosto 26, 2006 2:53 da tarde, Blogger Li... said…

    Hoje resolvi visitar uns blogs...
    já tinha reparado k cá tinhas 1 novo post m inda n tinha "parado" p o ler a sério...
    E qto a xto, tenho a dizer k me dá uma raiva qdo ouço alguém a dizer : "Portugal é uma merda!", "Em X ou Y é k eu tava bem!" ou cenas dessas...se tavam bem noutro sitio então k se mudem!m dp n voltem p ca a xorar baba e ranho... Eu ADORO o nosso país! sei k mto se podia melhorar, é certo, m exe mto n se compara ao de outros países. vejam só: n temos catástrofes naturais (entendam-se furacões, vulcões, cheias a sério), n temos terrorismo (a n ser 1 ou outro doido k se barrica de qdo a qdo...), n temos px a matar alguém por um par de sapatilhas...e temos tts belezas!! a sério, fico mxm xateada...só km é de fora é k dá o real valor: em itália diziam-me k "portugal é outro planeta", no melhor dos sentidos possíveis!
    Cstumo dizer k o mal dos outros n me faz feliz, m saber o bem em k tou faz!
    qto à imigração clandestina, é talvez um dos maiores actos de desepero k pode haver: enfiarem-se em jangadas ou percorrer km a pé so p tentar alcançar a "terra prometida". e dp o país onde são apanhados limita-se a recambiá-los p a terra deles sem nca se preocupar c o pk de tal acto...
    td se passa à margem de km td tem e "td podia", de vez em qdo uma tv fala nixo, td a gente se comove m nmgm faz nd...
    saber k tts px só tentam um modo de juntar 1s trocos p pôr comida na boca dos filhos... e xto qdo n arrastam tb os pp filhos c eles p fugir da guerra ou de um país k n lhes dá o pco k precisam... :(

    Fica bem !
    Comparando c certas px, ficarás certamnt... e eu tb... e tds os portugueses tb...

     
  • At agosto 26, 2006 5:07 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Concordo em absoluto com os vossos comentários.

    E dei por mim a pensar no seguinte:
    enquanto nós pensamos (quem pensa)em coisas como a felicidade, os problemas do mundo, as questões filosóficas, aquilo que devemos ou não fazer ou comprar, enfim, uma infinidade de coisas, grande parte das pessoas "apenas" tenta ter alguma coisa para comer ou sonha viver num país sem guerra. E nem fazem a mínima ideia do que é,por exemplo, ter um 'blog'!

    Claro está que para continuarmos a melhorar temos de ter noção do que ainda está mal em Portugal (e é muita coisa), mas se não conseguirmos ser felizes aqui, então teremos desperdiçado a tremenda sorte que tivemos.

    Este é mesmo um país privilegiado. Vejamos:
    - clima
    - gastronomia
    - geografia
    - mar
    - paz
    - língua
    - liberdade
    - poesia e literatura

    Em tudo isto somos os melhores do mundo, não?! ;-)

    Isto dá o mote para o próximo 'post'. :-)

     

Enviar um comentário

<< Home