O Mundo do Mar

"Mundo do Mar", sim, e não "Mar do Mundo", porque não é de água que se fala aqui. Em cada pessoa há um mundo. E aqui está uma pequena parte do meu.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Metade do cérebro... - Parte 2 de 2

Depois de alguns dias a adiar, aqui está a continuação ao 'post' anterior.

Vou então partilhar convosco as "perguntas/dúvidas" de que falei, pedindo apenas que párem de ler se em algum momento acharem este 'post' estúpido. É que será todo na mesma onda, não vale a pena ter esperança de encontrar algo diferente.

1)
Em primeiro lugar, esqueçamo-nos da impossibilidade de se fazerem transplantes de cérebro e pensemos no que se obteria se se transplantasse o cérebro de um tetraplégico para o corpo de uma pessoa em morte cerebral.
Acho que a pessoa que sairia dessa operação seria a outrora tetraplégica, já que seriam as suas recordações, pensamentos, sentimentos, etc, que estariam nesta pessoa.

2)
Assumamos agora que o rapaz do 'post' anterior viveria também se tivesse perdido o hemisfério esquerdo e não o direito.
Ora, tal como se viu pelo facto do rapaz continuar a existir e a ser a mesma pessoa tendo apenas um hemisfério, pode-se dizer que cada um dos hemisférios é suficiente para que a pessoa continue a existir plenamente, desde que continue a ter corpo. Digo "a ter corpo" e não "a ter o seu corpo" porque em 1) já esclareci o que penso disso.

3.1)
Posto isto, imaginemos por exemplo que, em vez de se ter perdido, o hemisfério que não ficou na caixa craniana do miúdo tinha sido transplantado para uma pessoa em morte cerebral.

3.2)
Ou imaginemos o caso limite (para mim o mais rico de todos) em que se pegava no cérebro de um tetraplégico e se transplantava cada um dos hemisférios para dois corpos diferentes.
- Passaria a existir uma pessoa em duplicado?
- Seriam duas pessoas completamente novas, que iniciavam a sua vida já na idade adulta?
- Qual dos indivíduos (se é que algum) deveria ser amado pela família? E de que família estamos a falar?!
- E já agora, o que diria uma pessoa que acredita em almas? Algo do estilo "Ficaria meia-alma em cada pessoa"?

É muita coisa duma vez só, não?
Pois, também sinto isso. Há que digerir os pontos um-a-um.
Mas descansem: nunca ninguém precisou de pensar nestas tretas para ser feliz e não seriam certamente as últimas pessoas a dizer "este gajo passa-se e eu ainda perco tempo a ler estas coisas..."

(PS: obrigado pelos vossos comentários ao 'post' anterior.)

16 Comments:

  • At janeiro 24, 2007 2:42 da manhã, Blogger Li... said…

    "este gajo passa-se e eu ainda perco tempo a ler estas coisas..."
    lol é o k me surge agora até pk é bxtante tard (n é, Pedro!) e até pk xtou algo limitada plo cansaço e por ter xtado a jogar jogos no msn (n é , Pedro!)...
    no entanto, poxo acrescentar k, no caso do transplante de um cérbro inteiro, o receptor ficaria c as memorias do dador, plo menos é o k parece + logico. agora k px passaria a ser? julgo k iria ser alguem c a sensaçao k tinha feito uma plastica em td o corpo... :S no caso de metades de cerebro, julgo k so um dos hemisferios retem as memorias e sentimntos (plo menos do k me lembro de psico do 12º). uma px cnsegue viver sem memorias m n seria poxivel paxa-las p 2 px diferents...
    n me parece k as tuas kestoes, mxm por serem kestoes eticas, terão rsp cientifica até pk n creio k a ciencia "publica" (pk sabe-se la o k fazem às escondidas) permitisse tais tentativas.
    kestoes complicadas e, cm complicadas k sao, julgo k provavelmnt ficarao sem rsp, plo - no universo do mundo do mar...
    bjinhos
    fica bem

    PS: "A Amizade é uma alma em 2 corpos" (dito por alguém important m k n me recordo km, sorry...)

     
  • At janeiro 24, 2007 9:11 da tarde, Blogger Unknown said…

    Muito interessante este post... Em primeiro lugar poe em causa a definição de pessoa. Tal como cada braço, cada dedo pertence à pessoa, é o cérebro que a faz ter consciencia disso, por isso uma pessoa ao perder uma parte de si, não deixa de ser ela própria. Penso que é consensual que uma pessoa não deixa de ser ela própria por mais partes que se retirem do corpo (sendo a ultima coisa a tirar o cérebro). Imaginando por momentos que seria possível separar o cérebro em duas porções autónomas, estas passariam a ser isso mesmo: autónomas. Embora partilhassem toda a história até ao momento da separação, a partir desse ponto cada um se tornaria numa pessoa diferente, pois o conceito de pessoa não é só o físico, mas também todos os pensamentos e vivências. Claro que para as familias seria complicado perceber isto, pois não é uma realidade a que estamos habituados, mas de qq forma, não é isso que acontece naturalmente na natureza com as estrelas do mar e minhocas? Ou, numa escala muito menor com os gémeos verdadeiros?

     
  • At janeiro 26, 2007 5:04 da tarde, Blogger Rex said…

    Para já so tenho uma coisa a dizer sobre o ponto 1. Se uma pessoa é tetraplegica ou paraplegica pressupoe-se k a lesao seja na coluna cervical, logo, ao se fazer um suposto transplante de cerebro para outro corpo que possuisse a coluna em bom estado, ela teria toda a capacidade para controlar os membros.
    "Penso eu de k..." :D

    Abraço

     
  • At janeiro 30, 2007 1:34 da manhã, Blogger Pedro do Mar said…

    Meus caros, belos comentários!
    ----------

    REX:
    Exactamente! Daí q eu tenha recorrido a esse exemplo. Mas qual é para ti a pessoa q passa a poder caminhar?! A dona do cérebro ou a dona do corpo?
    ;-)
    Abraço
    ----------

    JACEK:
    O q está subjacente a tudo isto é, como tu próprio disseste, "a definição de pessoa". ;-)
    E de facto o exemplo das estrelas do mar e das minhocas dá q pensar...e com os seres unicelulares acontece a mm coisa.
    Concordo com quase tudo o q escreveste. Só acho q no caso dos gémeos há uma diferença: cada indivíduo desenvolve-se com um cérebro desde o início, logo são dois indivíduos completamente independentes.

    Abraço
    ----------

    LILIANA:
    Disseste q "so um dos hemisferios retem as memorias e sentimntos". Então será q se pode dizer q a identidade (o "ser") da pessoa se resume a esse hemisfério, às recordações e sentimentos aí contidos?
    E, além disso, continuamos a ter mt em q pensar se nos lembrarmos q as várias partes do cérebro têm capacidade de assumir funções q não as suas, qd necessário, sobretudo em crianças (por o cérebro estar em desenvolvimento).
    Quero com isto dizer q as coisas não são lineares no q toca às funções/importância de cada hemisfério.
    Mas isto é tão giro, não é?! lol :p

    Beijinhos

     
  • At março 02, 2007 3:15 da tarde, Blogger Daniela said…

    Só me ocorre dizer que espero nunca perder nenhum dos hemisférios ou todo o meu cérebro...

    Bjo

     
  • At março 02, 2007 3:16 da tarde, Blogger Daniela said…

    Não ligues à foto...a culpa é do meu irmão k tem os dois hemisférios preenchidos pelo GDP, esse mítico clube...lol

     
  • At abril 21, 2007 12:37 da manhã, Blogger Li... said…

    Qdo se xega à classe media-alta acontece isto: ignora-se o pp blog! blog é coisa de pobre!! lol
    agora a serio...atao e as arvores floridas antes do tempo?! ;p

    bjinhos

     
  • At abril 29, 2007 12:21 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Oi pedro :)
    A liliana tem razão...apenas uma das partes do cérebro (a eskerda) é responsável pela função cognitiva do ser himano (pensamentos, memórias, etc) essa parte é o hemisfério eskerdo, e é esse hemisfério k define a natureza humana enkuanto ser extremamente complexo e distinto dos restantes animais...
    sim, é verdade k as células do cérebro podem adoptar funções diferentes das originais, são as chamadas células indiferenciadas totipotentes, mas essas células podem realizar funções do mesmo grau de complexidade das suas funções originais e/ou de um grau mais baixo...nunca mais alto, penso k é ponto assente k as funções básicas de kualker animal akelas k lhe permitem sobreviver, são mais básicas do k as funções cognitivas, no fundo HUMANAS...por isso a diferenciação, caso o hemisfério afectado tivesse sido o outro, seria (kuase) impossível (digo kuase, pk axo k nada é completamente impossivel :P).
    espero ter sido útil na parte cientifica da kestão :)
    em relação á parte ética...bem...mas ke dilema...e sinceramente, não sei o k dizer (é muito mais fácil em coisas objectivas/científicas do k de coisas k mexam com ética, responsabilidades, crenças e princípios...) eu penso k nunca seria capaz d concordar com o ultimo caso (o mais extremo...isto pondo de parte os meus conhecimentos científicos e ignorando o facto de k o corpo k ficasse com a parte direita do cérebro seria um vegetal andante...loool), mas concentremo-nos na ética :D
    em relação aos outros casos...axo k dar uma vida mais digna ao tal moço tetraplégico (n tem necessariamente de ser uma lesão da coluna...li isso aí algures, o cérebro controla TUDO, inclusivé os canais a vertente sensorial e motora k nos permite...tipo..andar...ihihih), n era mau...desde k o corpo em kestão não rejeitasse o cérebro...há muitos factores dos kuais depende um enxerto seja de k natureza for...
    bem...nunca mais me calo...loool
    fica bem pedro, bom post ;)
    abraço

     
  • At maio 02, 2007 6:51 da tarde, Blogger Sara Batupé said…

    Pedro, isto n tem nada a ver, mas o que foi isso de ir falar mal dos DaWeasel pó blog da Lili...eu sou praticamente apaixonada por eles desde catraia (pronto, eu sei que ainda sou uma beca adolescente- reparaste na "beca"?)e não podes falar mal dos moços! Então se gostas da Shakira, eu tb posso gostar dos DaWeasel, não? :p

    Já agora, actualiza lá o teu blog, pleaseeeee...

    Beijinhos fofinhos para o meu amiguinho Pedro do marzinho...lol

     
  • At maio 02, 2007 6:51 da tarde, Blogger Sara Batupé said…

    PS: o benfica é cocó!

    hehehehehehe
    rotflol

     
  • At maio 13, 2007 7:32 da tarde, Blogger Li... said…

    schhhhh,schhhh (som de duas inspirações plo nariz...)
    este blog xeira a algo...

    :P

    és fixe!!!

    bjinhos

     
  • At maio 19, 2007 12:20 da manhã, Blogger Li... said…

    Epá, dp de qse uma semana...o xeiro intensifica-se...

    lol

    "Just because u feel it, it doesn't mean it's there!"

    Mas eu sinto o xeiro e de certeza k ele existe aki... lol

    ps:...e convencido!! :P

     
  • At maio 20, 2007 3:34 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Voltei aos posts e agora estou a voltar aos contra-comentários!

    DYSIS,
    Espero que nunca percas nenhum dos hemisférios e que, se perderes um deles, o encontres depressa. :-p
    ---

    LILIANA,
    As árvores floriram e agora já não vou a tempo de as fotografar... Quer dizer, agora tenho muito tempo para me preparar para as fotografar: 10 meses... :-(
    ---

    CELSO,
    Depois de te ter agradecido o belo comentário que fizeste a este 'post', mais uma vez to gabo e agradeço, desta vez neste "espaço"! :-)
    Abraço
    ---

    SARA,
    1º O benfica é o maior!! Percebes?! Não é cócó, não senhora! Se tens dúvidas pergunta a alguem que não o Emplastro!
    2º Como vês já actualizei o 'blog'... Em breve escreverei cá mais posts (espero eu)! :-)
    3º A Shakira é demais
    ---

    LILIANA (parte 2),
    E agora?! Como ta o meu 'blog'?!
    Sim, concordo que falta abrir mais janelas, para ver se o cheiro a mofo se dissipa completamente.
    LOL

     
  • At junho 01, 2007 11:55 da manhã, Blogger Unknown said…

    Ao escrever sobre o State of the art para o tratamento da Epilepsia, deparei-me com este interessante método, que se encontra aqui descrito:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Hemispherectomy

     
  • At junho 01, 2007 11:58 da manhã, Blogger Unknown said…

    Um episódio interessante sobre este tema pode ser visto em:

    http://www.tv-links.co.uk/link.do/1/42/96/21910/34111

    Abraço!

     
  • At junho 03, 2007 4:55 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Espectacular, o artigo da wikipedia!

    O video ainda não vi.

    Obrigado pelo contributo, Jacek! :-)

    Abraço

     

Enviar um comentário

<< Home