O anúncio e a magreza da moça
Recentemente vi o anúncio televisivo do óleo Vêgê.
O objectivo é passar a ideia de que a principal preocupação da marca é fazer um óleo tão bom quanto possível, em deterimento do investimento em publicidade.
Até aí tudo bem, apesar de já não ser original.
Decerto os mais novos já não se lembrarão, mas há uns 15 anos atrás havia um anúncio em que uma velhinha dizia: "Já ouviram o novo album dos (banda)?? Não comprem, blhec!!"
Nunca mais me esqueci porque na altura o achei genial.
Mas aquilo que me fez dedicar um post ao anúncio da Vêgê foi o facto da rapariga que nele participa ser duma magreza inacreditável. Fiquei chocado!
A moça não é feia, mas olho para ela e vêm-me à memória as típicas imagens dos campos de concentração.
Numa altura em que já se fala em índices de massa corporal mínimos das modelos, lamento muito que alguns publicitários continuem a fomentar o culto da magreza mórbida.
A anorexia e a bulimia são cada vez comuns e sem dúvida que a publicidade e a 'moda'(???) têm bastante culpa nisso, ao fomentarem a ideia de que a beleza e a elegância estão associadas à magreza.
Para quem o quiser, aqui fica um conselho (ou dois):
"Preocupem-se com a vossa alimentação, mas comam! E vejam cada vez menos televisão..."
O objectivo é passar a ideia de que a principal preocupação da marca é fazer um óleo tão bom quanto possível, em deterimento do investimento em publicidade.
Até aí tudo bem, apesar de já não ser original.
Decerto os mais novos já não se lembrarão, mas há uns 15 anos atrás havia um anúncio em que uma velhinha dizia: "Já ouviram o novo album dos (banda)?? Não comprem, blhec!!"
Nunca mais me esqueci porque na altura o achei genial.
Mas aquilo que me fez dedicar um post ao anúncio da Vêgê foi o facto da rapariga que nele participa ser duma magreza inacreditável. Fiquei chocado!
A moça não é feia, mas olho para ela e vêm-me à memória as típicas imagens dos campos de concentração.
Numa altura em que já se fala em índices de massa corporal mínimos das modelos, lamento muito que alguns publicitários continuem a fomentar o culto da magreza mórbida.
A anorexia e a bulimia são cada vez comuns e sem dúvida que a publicidade e a 'moda'(???) têm bastante culpa nisso, ao fomentarem a ideia de que a beleza e a elegância estão associadas à magreza.
Para quem o quiser, aqui fica um conselho (ou dois):
"Preocupem-se com a vossa alimentação, mas comam! E vejam cada vez menos televisão..."
1 Comments:
At novembro 22, 2006 6:51 da tarde, Sara Batupé said…
Sim, comprova-se...já vi o anúncio, e ela é mesmo magra! E ainda manda uma piada sobre fazerem anúncios com top models...
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