O Mundo do Mar

"Mundo do Mar", sim, e não "Mar do Mundo", porque não é de água que se fala aqui. Em cada pessoa há um mundo. E aqui está uma pequena parte do meu.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Euromilhões - II

O fenómeno Euromilhões continua a surpreender-me.
Na verdade nem é o Euromilhões em si, mas o facto de tantas pessoas continuarem a deitar dinheiro à rua.

Senão vejamos:
- a probabilidade de ganhar o primeiro prémio do Euromilhões é de 1 para 76,3 milhões, ou seja, é a probabilidade de se ser a pessoa escolhida aleatoriamente entre todos os habitantes de Portugal, França e Dinamarca;
- mesmo a aposta mínima não é propriamente um valor simbólico, e sabemos que neste país dificilmente se subsiste com o ordenado mínimo;
- Portugal continua a ser dos países em que mais se aposta no Euromilhões, o que diz muito do grau de ignorância das pessoas que continuam a apostar;
- muitas vezes, o prémio nem sequer sai, tanto é que há 10 semanas seguidas que o primeiro prémio não é atribuído;
- e, pasme-se, quanto mais vezes o Euromilhões está sem sair, mais pessoas há a apostar.

Sou só eu, ou vocês também acham que isto é, no mínimo, caricato?!

7 Comments:

  • At novembro 13, 2006 5:37 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Vou contar o meu caso. Vinha a sair do trabalho antes da hora de fecho do euromilhões com uma amiga, e ao passar na papelaria que regista o euromilhões decidimos jogar. Eu joguei uma casa (2e), enquanto a minha amiga jogou o boletim todo. Ai questionei-a pq fazia isso, já que a probabilidade tende para 0, e o dobro, triplo, quadruplo de 0, continua a ser 0... Mas o facto é que apesar de não saber ao certo se queria ou não ganhar, deixei uma quantia mais ou menos simbólica por uma oportunidade. O facto não é ganhar ou não ganhar, mas saber que tenho a oportunidade de... e os dois euros investidos valeram bem os sonhos (tornados possíveis) que discutimos no caminho para casa :-)

     
  • At novembro 14, 2006 9:02 da tarde, Blogger L u i s P e s t a n a said…

    Tambem concordo que os sonhos valem os 2eur embora no meu caso ate tenha ganho algum, mesmo sem ter ligado muito ao jogo..ao tempo que o euromilhoes dura, e so joguei ainda 6 vezes, porque so jogo quando o jackpot é ridiculo, a verdade é k das 6 vezes ja ganhei 2 vezes o ultimo premio...perto de 10eur cada, mas ja da saldo positivo, pois gastei 12eur e ganhei 20eur...va la...contas de pobre...

     
  • At novembro 16, 2006 11:46 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Bem, antes de mais agradeço-vos os comentários. :-)

    Curiosamente, a ideia de que jogar no Euromilhões era pagar para sonhar durante uns dias ou umas horas já me tinha ocorrido, mas a verdade é que na altura me pareceu pouco importante.

    Todavia, o primeiro comentário a este post fez-me ver que, de facto, isso é muito mais importante do que pensei.

    Numa altura em que muita gente sente não ter muito "a que se agarrar", acaba por fazer sentido que as pessoas dêem algum do seu dinheiro em troca dessa possibilidade de sonhar.

    Cumprimentos

    ------

    Oh Pestana, isso são mesmo contas de pobre, mas afinal não é isso que somos todos?! :-p Eu pelo menos sou: sou pobre de espírito!!!

    Abraço

     
  • At novembro 17, 2006 10:33 da manhã, Blogger Unknown said…

    humm.. não veria isso da forma discriminativa Pedro.. É verdade que a maioria das pessoas que joga, pensa nas férias de um ano nas Maldivas, ou na volta ao mundo, ou no carro, casa, etc... Mas isso é um pouco falta de consciencia da quantia em questão. Um centésimo do prémio chegaria para isto. Com este valor, todos os sonhos reais que tivemos ao longo da vida, numa altura em que não tinhamos consciencia do dinheiro, tornam-se possíveis... É irónico ser dinheiro a tornar isto realidade, mas o que me atrai nesse prémio é a independencia deste! Deixar de viver para o dinheiro, e poder passar a viver para o que é mais importante! Para finalizar, deixo aqui um examplo do que faria se ganhasse 180milhões... Criaria uma rede de abastecimento de carros a hidrogénio na zona de Aveiro e patocinaria a venda de carros deste tipo, de forma a que cada pessoa que quisesse adquirir um destes, pagaria cerca de mil contos por ele.. Não tenho duvidas que isto cresceria, que se tornaria uma referencia, que surgiriam empresas a desenvolver mais a tecnologia, a optimizar tudo, e, com alguma sorte, as empresas de automóveis, vendo o potencial disto, aceleravam o lançamento de carros deste género.. Resultados? +emprego, +ecologia, +economia... +dores de cabeça para o Bush, +consciencia por parte de todos que o mundo é o que nós queremos que ele seja.

    Espero que o vencedor do prémio partilhe a ultima frase comigo!

    Grande Abraço!

     
  • At novembro 21, 2006 2:24 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Concordo contigo, Jacek, principalmente com aquela parte de tentar criar mais dores de cabeça para o Bush!
    Por falar nisso, embora desviar mais uns aviões? Os gajos vão por as culpas no Bin outra vez! ;-)
    estou a brincar, eu não sou a favor dos atentados contra as torres, apesar de não ter muita coisa contra)

    Em relação ao Euromilhões, também concordo quando dizes que uma pequena percentagem daquele dinheiro daria para satisfazer todos os sonhos mais comuns. Aliás, continuo a achar que os prémios do Euromilhões são demasiado altos para que tragam felicidade, como já escrevi neste blog em Julho de 2005.

    Gostei da tua forma de aplicar o dinheiro: nunca me tinha lembrado dum investimento tão importante para o mundo.
    Acho que se me sair o Euromilhões é isso que farei!!

    (Ups... espera... é preciso jogar... então pronto, não me vai sair...)

    Abraço

     
  • At maio 13, 2008 11:31 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Gosto muito de jogar no euromilhões e faço-o sempre a segunda feira. Pouca quantidade, sim...mas tenho 5 dias de sonho! É giro...esqueço-me logo que nada ganhei...mas volto a sonhar e a sentir-me FELIZ...coisa que neste País ainda falta! Cumprimentos a todos e "cara alegre"!

    Mário Fontaínha

     
  • At maio 13, 2008 10:20 da tarde, Blogger Pedro do Mar said…

    Caro Mário, obrigado pelo comentário.

    Sem dúvida que é disso que se trata: de comprar a possibilidade de sonhar... Se daí tirarmos alguma felicidade, então já valeu a pena, sim.

    Afinal de contas, esse deveria ser o objectivo de todos: independentemente de se ter ou não uma vida feliz, pelo menos conseguir ter momentos de felicidade, venha ela de onde vier.

    A mim a felicidade chega-me ao contemplar a natureza ou a ouvir Pearl Jam, por exemplo. Mas somos todos diferentes e ainda bem.

    Cumprimentos e até à próxima!

     

Enviar um comentário

<< Home