O Mundo do Mar

"Mundo do Mar", sim, e não "Mar do Mundo", porque não é de água que se fala aqui. Em cada pessoa há um mundo. E aqui está uma pequena parte do meu.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Más notícias: a tourada continua...

Não são boas as notícias que trago hoje.

Tal como a Mara deixou em comentário no 'post' anterior, a votação das leis de defesa dos animais acabou por não ditar alterações ou a abolição das touradas.

A justificação oficial é que a tourada é "uma actividade com grande tradição em Portugal e Espanha e como tal não pode ser comparada às lutas de galos e de cães".

Ou seja, se tivéssemos grande tradição nas lutas de galos e de cães, ou se tivéssemos como tradição matar cães à paulada, poderíamos continuá-la. O que importa é que seja tradição, pelos vistos.

Até no Paquistão proibiram a tradição que tinham das lutas de um urso acorrentado contra vários cães. E por cá, neste país ocidental, na União Europeia, continua-se a fazer "espectáculo (??)" da tortura de um animal.

Se quiserem saber mais sobre as tais lutas "cães vs urso" que ainda ocorrem clandestinamente no Paquistão e no Afeganistão, cliquem aqui.

Termino este 'post' com uma esperança:

Se se aboliu a pena de morte e a escravatura, decerto se abolirá a tourada. É só uma questão de tempo!

E nós vamos estar cá para ver!!! :-)

terça-feira, outubro 10, 2006

O fim das touradas pode estar próximo

Uma das coisas que mais me envergonha enquanto português é a bárbara tradição a que se dá o nome de "tourada".

Até hoje julgava que não viveria o tempo suficiente para ver esta prática ser abolida.
Todavia, há poucos minutos atrás, vi na "Euronews" a seguinte notícia:

" Eurodeputados contestam crueldade sobre os animais

O Parlamento Europeu quer acabar com os espectáculos que assentam na crueldade sobre os animais. Touradas, lutas de cães e de galos estão na mira dos deputados. No projecto, a debater na próxima quinta-feira, os parlamentares pedem à União Europeia a adopção de normas que proíbam este tipo de espectáculos.

O texto, elaborado por uma deputada alemã do Grupo Popular Europeu, já foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Agricultura do passado mês de Setembro.

Não é a primeira vez que as instituições comunitárias abordam esta polémica. Principal visada será a Espanha devido às corridas com touros de morte. Em 2004, as autoridades espanholas defenderam-se com o argumento de que a tauromaquia pertence à tradição cultural do país. "

(Ver video)

Como é óbvio, fiquei com esperança de que o dia em que as touradas sejam abolidas esteja mais próximo do que julgava. Mas claro que não tenho ilusões: ainda devem faltar uns anos, até porque Espanha tem muito poder na UE e opôr-se-á à mudança.

Fica a esperança de que este seja o início do fim das touradas...

sábado, outubro 07, 2006

Cenoura

Depois do "Morango com folhas", eis a mais recente bizarria que a nossa horta deu: uma cenoura aberta.

Não me perguntem porquê, mas o que é facto é que esta cenoura cresceu aberta, pelo que a análise à sua morfologia deixa perceber.
Aquilo que mais me intriga nestas fotografias é o rosto humano que se vê na sombra da última fotografia... que medo...

(Ao clicar nas imagens elas aparecerão no seu tamanho original)